15/10/2018

Sobre o Gerenciamento de Riscos

15 out

Eu estive pensando sobre o que é o gerenciamento de riscos e para que ele serve. É uma habilidade técnica, gerencial ou de negócio? Não, de feto é uma habilidade para a vida. Ë algo que nós fazemos para viver.

A coisa mais fascinante e mágica sobre o gerenciamento de riscos é a intuitividade do processo. O gerenciamento de riscos é a habilidade mais primitiva de um ser humano. Nós somos gerentes de riscos natos. O sistema nervoso, o sistema endócrino, nossos sentidos, órgãos…. tudo foi criado para perceber e responder a riscos. É uma questão de sobrevivência. Todos fazemos isso. O tempo todo.

Todos nós sabemos como identificar, medir, priorizar, responder e monitorar o que está acontecendo ao nosso redor. Mas nós podemos aumentar nossa capacidade estudando poucos processos, algumas técnicas e entender alguns conceitos que fazem toda a diferença. Mas acima de tudo, nós precisamos mudar nosso mindset, reconstruir algumas crenças e encarar os riscos com uma atitude positiva.

Um risco é algo incerto que afeta o que você está tentando fazer. Se algo ruim é esperado que aconteça, esse risco chama-se ameaça. Em caso de um impacto positivo, chamamos isso de oportunidade. Os dois são riscos.

O gerenciamento de riscos tem a ver com tomar melhores decisões em um ambiente incerto de tal forma que nos possamos colocar o nível de risco em um patamar aceitável de acordo com nossos recursos, restrições e capacidades.

O gerenciamento de riscos precisa ser customizado para um contexto específico e tem como objetivo minimizar as ameaças e maximizar as oportunidades. O gerenciamento de riscos tem a ver com ajudar você a alcançar seus objetivos, e para isso você precisa seguir três passos básicos.

O primeiro é definir um objetivo de maneira adequada. Algumas pessoas ou empresas realmente não sabem onde querem estar no futuro. Um objetivo, alcançável, realista e mensurável precisa ser estabelecido.

O segundo passo é criar um plano para que te conduza ao objetivo, pois sem esse plano, com passos definidos você vai se mover de forma aleatória e sem a menor condição de descobrir se está indo na direção correta.

Finalmente, você precisa gerenciar seus riscos, por um fato simples e fundamental. Seu plano é, frequentemente, cheio de incertezas, premissas e restrições. Você tem fatores internos e externos que podem influenciar seu plano. Todos são fontes de riscos e se você não os tratar de maneira adequada, tornando seu plano em algo confiável, a chance de alcançar seu objetivo é mínima, pois seu plano será uma falácia e você não pode deixar isso acontecer. É para isso que existe o gerenciamento de riscos. Pense sobre isso.